Connect with us

Lifestyle

“Nayola”: peça teatral de Agualusa e Mia Couto exibido em filme internacional

Published

on

Um filme internacional, produzido em dez anos em quatro países da Europa, será exibido esta sexta-feira, em Luanda, para os amantes do cinema e é adaptado de uma peça de Teatro, escrita por José Eduardo Agualusa e Mia Couto.

A exibição do filme está enquadrada na realização de uma Master Class orientada pelo multi-premiado realizador, José Miguel Ribeiro, dedicada à longa-metragem de animação Nayola e contará, também, com a presença de co-produtores internacionais e alguns actores angolanos.

O filme co-produzido internacionalmente entre Portugal, França, Bélgica e Holanda é baseado numa peça de teatro de José Agualusa e Mia Couto, entitulada “A Caixa Preta”, que conta a história de 3 gerações de mulheres angolanas (avó, filha e neta) entre o período pré e pós-independência de Angola. Todas as vozes são de actores e figurantes angolanos gravados no estúdio da CRIACOM na baixa de Luanda.

Trata-se de Nayola, que de acordo com uma nota de imprensa, enviada ao Correio da Kianda, demorou cerca de 10 anos para ser concluído, desde a ideia, pesquisa, primeiros desenhos, escrita do guião, procura de financiamento, até à primeira exibição em Junho 2022 no Festival Internacional de Annecy.

Em meio ano correu mundo, divulgou a cultura e história de Angola e ganhou prémios nos mais diversos e prestigiados Festivais Internacionais de Cinema de Animação: melhor filme de animação em Guadalajara IFF; melhor longa-metragem (Prémio do Público); AfryKamera Melhor longa-metragem; Prémio de Música COCOMICS; prémio DHL Diversidade em Animação Bucheon FF; melhor longa-metragem (Prémio do Público) CINANIMA; melhor longa-metragem no Festival de Animação de Manchester; grande Prémio em Anílogo; melhor Filme Internacional (Prémio do Público) no Festival Internacional de Cinema de São Paulo.

Esta sessão no auditório da academia BAI contará também com a presença dos co-produtores internacionais e os actores angolanos. O realizador José Miguel Ribeiro irá expor o processo criativo e técnico do filme e irá dialogar com o público presente.

No dia, 25 de Fevereiro, sábado, haverá, pelas 18H30, uma ante estreia nas salas de cinemax em Luanda, do filme Nayola. A estreia comercial do filme Nayola terá lugar no dia 31 de Março nas salas da Cinemax em Luanda, Benguela e Lubango.

O filme “Nayola” consiste num projecto de uma longa-metragem de 70 minutos, destinado a um público de Maior de 16 anos, em que 70% em animação e 30% em imagem real.

A história é da autoria de Virgílio Almeida, baseada no texto para teatro de elaboração conjunta dos escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa, intitulada “A Caixa Preta.”

A exibição do filme é uma parceria entre a Fundação BAI e a DOCLUANDA, no âmbito de uma Master Class orientada pelo multi-premiado realizador José Miguel Ribeiro dedicada à longa metragem de animação Nayola.