Ligar-se a nós

Mundo

Navio-tanque com bandeira de Moçambique atacado em águas territoriais do Irão

Publicado

em

Um navio-tanque de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) com bandeira moçambicana foi alvo de um ataque armado nas águas territoriais do Irão. A embarcação, denominada DISHA, transportava a bordo 28 tripulantes de nacionalidade indiana, que se encontram em segurança, segundo confirmou a representação diplomática da Índia.

O navio DISHA (IMO 8818219) é uma embarcação de transporte de GPL construída em 1990. Com cerca de 230 metros de comprimento, o navio possui capacidade para transportar aproximadamente 50 mil toneladas de carga, sendo habitualmente utilizado para o transporte de combustível destinado ao consumo doméstico e industrial. Até ao momento, as autoridades diplomáticas não avançaram pormenores sobre as circunstâncias exactas do ataque, a natureza dos danos materiais sofridos pela embarcação ou a autoria do incidente ocorrido na passada sexta-feira.

Este ataque ocorre num momento de forte escalada de tensão militar na região do Médio Oriente. O Alto Comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos apelou urgentemente à retirada de cerca de seis mil marinheiros que se encontram retidos no Estreito de Ormuz devido ao bloqueio de várias embarcações. A porta-voz da ONU, Shabia Mantoo, instou os Estados envolvidos a garantirem a protecção destes profissionais, assegurando o acesso a assistência consular, abastecimentos essenciais e facilitação dos processos de repatriamento seguro.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD