Sociedade
Navio da RDC apreendido pela quarta vez por prática de pesca ilegal no Soyo
Um navio de pesca semi-industrial com a bandeira da República Democrática do Congo voltou a ser apreendido no município do Soyo, província do Zaire, pela prática de pesca ilegal.
A informação foi avançada pelo porta-voz do Comando da Região Naval Norte, Paulo Jorge Kassanga, tendo adiantado que a apreensão da embarcação aconteceu, quando os ocupantes exerciam actividade de pesca ilegal na foz do rio Zaire.
Acrescentou que a detenção dos 10 tripulantes destes, oito de nacionalidade congolesa e dois de nacionalidade chinesa, foi feita na sequência do patrulhamento realizado pelos agentes do Comando da Região Naval Norte da Marinha de Guerra Angolana.
Paulo Kassanga disse ser a quarta vez que a embarcação é apreendida, a última apreensão foi feita no dia 04 de Maio último e liberada no dia 24 de Julho mediante o pagamento de uma multa no valor de 133.463.446 Kwanzas, ao Ministério das Pescas e Recursos Marinhos.
Paulo Jorge Kassanga explicou que a falta da delimitação das fronteiras marítimas, tem disso a principal razão para que as embarcações ultrapassem os perímetros e realizem as suas actividades em território nacional de forma deliberada.