Economia
Navio cruzeiro atraca com quase 500 turistas em Luanda
Um navio cruzeiro atracou na manhã desta quarta-feira, 14, no Porto de Luanda, com 496 turistas de várias nacionalidades para explorar os recursos turísticos do país.
À imprensa, na cerimónia de recepção, o Director Geral do Instituto de Fomento do Turismo, Afonso Vita, disse que os turistas ficam nesta quarta-feira, em Luanda, por cerca de dez horas, para depois seguirem viagem para as províncias do interior do país.
Aquele responsável referiu que a chegada ao país desse navio cruzeiro representa a retoma da actividade turística no país, depois da pandemia da Covid-19, que assolou o mundo e fechou as infra-estruturas turísticas, tendo lembrado que este é o segundo, depois do último que esteve em Luanda, há duas semanas.
Anunciou ainda os trabalhos de ampliação do terminal de passageiros do Porto de Luanda, bem como a construção, para breve, de um segundo terminal específico para a recepção de navios cruzeiros, e conferir comodidade e conforto aos turistas que chegam ao país, via mar.
Os turistas que desembarcaram em Luanda, vindos de Portugal, constituem dez nacionalidades, com destaque para canadianos, norte-americanos e austríacos. Depois de Angola, seguirão para o Gana.
O director geral do Infotur anunciou que para 2023 está prevista a chegada ao país de cinco navios cruzeiro, sendo três em Março, e dois no mês de Abril. Aproveitou a ocasião para recordar os 800 turistas que estiveram no país no passado dia 30 de Novembro.
Lembrou ainda, em jeito de pré-balanço, que Angola recebeu dois comboios turísticos, vindos da Tanzânia.