Connect with us

Angola que dá certo

National Geographic capacita população do Moxico sobre conservação da biodiversidade

Published

on

O Projecto de Vida Selvagem da National Geographic (NGOWP), em parceria com o Governo Provincial do Moxico, vai realizar um workshop na Casa da Cultura na cidade do Luena, capital da província, com o objectivo de sensibilizar para a problemática ambiental naquela circunscrição e questões de biodiversidade. O workshop enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho de 2023. Com início previsto para as 9 horas, a acção formativa contará com a participação de membros do governo provincial, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e representantes dos sectores público e privado.

O workshop incidirá sobre o tema seleccionado para o Dia Mundial do Ambiente de 2023 “Soluções para a Poluição Plástica” e sobre os esforços para a protecção dos recursos naturais na província do Moxico, incluindo o Parque Nacional da Cameia. Durante o workshop a Projecto apresentará os principais resultados das suas actividades desde 2015 incluindo as expedições, acções implementadas para apoiar as comunidades locais, actividades de formação e trabalho científico.

O momento também será usado para apresentar e obter contribuições dos participantes sobre Lisima Lya Mwono (Fonte da Vida), uma proposta do sítio Ramsar (zona húmida de importância internacional). O sítio Ramsar proposto cobre uma área de aproximadamente 53.000 quilómetros quadrados e sustenta a vida de várias espécies importantes de fauna e flora. Também desempenha um papel importante no fornecimento de água para mais de 1 milhão de pessoas.

Durante o workshop, o Projecto vai também exibir o filme “Kwando” para mostrar o significado cultural da área, seus recursos naturais (incluindo água) e o impacto das actividades humanas na paisagem de Lisima. No Centro da Cultura do Luena será realizada uma exposição de posters para permitir aos participantes um melhor conhecimento das espécies existentes na área na paisagem de Lisima, desde mamíferos e aves a répteis e anfíbios.

Outras actividades do workshop incluem uma apresentação do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC) centrada na necessidade de protecção da biodiversidade na província do Moxico e na paisagem de Lisima, destacando a importância do Parque Nacional da Cameia e outras potenciais áreas de conservação para estabelecer-se nesta província.

Projecto de Vida Selvagem do Okavango

O objectivo do Projecto de Vida Selvagem da National Geographic (NGOWP), uma parceria entre o Wild Bird Trust e a National Geographic Society, é explorar e pesquisar as partes menos conhecidas e mais inacessíveis da Bacia do Rio Cubango-Okavango abrangendo os países de Angola, Namíbia e Botswana na África Austral. Desde 2015, o NGOWP trabalha com as comunidades locais; ONGs; e os governos de Angola, Namíbia e Botswana para garantir protecção permanente e sustentável para a grande Bacia do Okavango.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *