Educação Financeira
Natal, é Natal!
O Natal é a festa da família, festejada por 3/4 da população mundial, cerca de 4.8 mil milhões de pessoas (2024), em que a partir de uma celebração pagã (não religiosa), a Igreja Católica Apostólica Romana definiu como dia para festejar o dia do nascimento de Jesus, o dia 25 de Dezembro de cada ano.
Para a preparação desta festa familiar há um conjunto de actividades a tratar, pelo que os dias 24 e 25 de Dezembro, são dias de muitas responsabilidades que inclui compras de comida e prendas (não alimentares), viagens a serem realizadas, etc.
A cada ano que passa, em Angola e em especial em Moçambique, é mais difícil ter uma época natalícia com qualidade e até dignidade. O custo de vida é sempre de aumento de preços (inflação) e por mais que se procure produtos a um preço que possa ser suportado, tal é uma tarefa quase impossível.
Ainda assim, tanto para 24, 25 e até ao fim-de-semana, 28 de Dezembro (Domingo), mas isto aplica-se em qualquer ano no futuro, planeie as suas compras e faça as compras com antecedência.
Comprar um mês antes não tem problema algum, e ainda em Novembro, fazem-se compras sem filas de carros como se vivem nesta época, nem os aumentos “normais” que os comerciantes aplicam neste tempo.
Além de planear, pense em dividir as compras entre irmãos, irmãs (tipo sócias) para que as compras sejam mais “leves”.
Quem se junta nas assentadas dos próximos dias deve trazer comida, bebidas para desafogar quem recebe os convidados: avós, pais. Os filhos, netos, sobrinhos, tios devem trazer o que todos vão consumir.
Se está cada vez mais difícil ter a fartura de comida como no passado, haja sempre brilho nos olhos e nos sorrisos. Que haja paz, solidariedade, haja perdão e amor. Esteja sozinha(a) em casa, no hospital, nas prisões, esteja a trabalhar, lembre-se que Jesus nasce todos os dias e ele foi/é a pessoa que mais mudou o mundo e ele é o símbolo do Amor e Humildade. Natal não é materialismo. É Amor.
Feliz Natal!