Connect with us

Sociedade

Nascer Livre para Brilhar regista mais de 11 mil Mulheres Grávidas com VIH-SIDA

Published

on

No âmbito da implementação do Projecto de Promoção de Saúde denominado Saúde Móvel-Nascer Livre Para Brilhar, a People in Need (PIN) apresentou hoje 5 de Outubro, pelas 9horas, na Mediateca do Cazenga em Luanda, os resultados da primeira fase do Projecto, implementado em três províncias do país, nomeadamente, Cunene, Moxico e Luanda.

 O relatório apresentado pelo Supervisor do projecto José Gomes, informa que registaram pacote regular 21.562 e pacote NLPB 1.535 .11.033 mil mulheres grávidas vivendo com VIH/SIDA, de Janeiro de 2022 à Junho 2022, nas províncias de actuação, em Luanda pacote regular 11.033 e pacote NLPB 965. Falou ainda, da aceitação positiva do projecto e enaltece a iniciativa de envios de mensagens educativas sobre cuidados de saúde para mulher grávida em geral e em particular vivendo com VIH/SIDA e crianças expostas até aos 2 anos de idade.

Pedro Mucano Gestor do Programa PIN, felicita a Plataforma da Unitel, Saúde- Móvel, que tem ajudado de forma rápida o avanço do projecto Nascer Livre para Brilhar, na partilha de informações por mensagens a custo zero. O Gestor do Programa, afirma que o Projecto dará contuidade de actuação nas três províncias, e esta segunda fase é desafiadora, porque os problemas estão identificados, realçou.

A Técnica de Saúde Rosa José, que responde pelo projecto no hospital municipal do Sambizanga, no município do Cazenga, felicita o programa do PIN, e apela que o Projecto Nascer Livre para brilhar deve se expandir por todo território nacional.

No processo de capacitação a organização formou 126 ADECOS/Parteiras tradicionais, realizou 1098 palestras, e regista-se também que 47.490 pais e cuidadores de crianças recebem mensagem de voz pacote regular do programa de saúde. Reelembrar que a campanha Nascer Livre para Brilhar, é uma iniciativa da União Africana, da Organização daS Primeiras-Damas Africanas e de parceiros, para abordar a crescente complacência na resposta à SIDA em África.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD