Mundo
Narcotráfico: EUA impõe novas sanções contra membros da organização ‘La Línea’
O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) emitiu quinta-feira novas sanções contra cinco membros da organização ‘La Línea’, antiga facção do Cartel de Juárez, e duas empresas, no âmbito da luta contra o tráfico de droga, especialmente fentanil.
A organização criminosa ‘La Línea’, que surgiu como braço armado do Cartel de Juárez e formada por membros corruptos das forças de segurança, tornou-se um dos grupos mais violentos da região.
O Departamento do Tesouro dos EUA sublinhou que em 2019 a organização assassinou nove cidadãos norte-americanos, incluindo seis crianças, em Sonora.
Os membros do grupo identificados pelo Tesouro são, entre outros, Josefa Yadira Carrasco Leyva, conhecida como ‘La Wera’, considerada uma das figuras de alto nível da organização e envolvida no tráfico de estupefacientes, contrabando de pessoas e armas, e Jorge Adrián Ortega Gallegos, também conhecido como ‘El Naranjas’.
As sanções também visam o traficante de droga Heber Nieto Fierro, que terá utilizado duas das suas empresas em seu nome para branquear dinheiro obtido no tráfico de droga e outras actividades criminosas.