Conecte-se agora

Mundo

Narcotrafico: “El Chapo” condenado a prisão perpétua

Redação

Publicados

on

narcotrafico: "el chapo" condenado a prisão perpétua - El chapo - Narcotrafico: “El Chapo” condenado a prisão perpétua

Joaquim “El Chapo”, um dos maiores narcotraficantes da história, foi condenado, esta quarta-feira, a prisão perpétua.

A sentença foi confirmada por um tribunal de Nova Iorque, avança a “Bloomberg”. Joaquim Guzman foi condenado, no passado mês de fevereiro, pelas dez acusações que lhe foram feitas, como tráfico de droga e lavagem de dinheiro.

Tornou-se uma figura mundialmente conhecida quando assumiu a liderança do cartel Sinaloa, que, de acordo com o que escreve a BBC, foi o principal fornecedor de drogas para os EUA.

As várias testemunhas ouvidas durante o julgamento confirmaram que “El Chapo” torturou os seus inimigos, muitos até à morte. Através de um interprete, antes de ter conhecido a sentença, Guzman disse que, desde que chegou aos EUA, está a ser alvo de “tortura psicológica, emocional e mental, 24 horas por dia”.

Os advogados do narcotraficante mais poderoso desde o fim do ‘reinado’ do colombiano Pablo Escobar, em 1993, já anunciaram que vão recorrer da sentença.

O juiz federal Brian Cogan decidiu ainda acrescentar mais 30 anos de prisão pelo uso de armas automáticas, seguindo assim os pedidos do procurador.

A sentença inclui também o aresto de 12,6 mil milhões de dólares (cerca de 11,2 mil milhões de euros), o que corresponde, segundo o procurador, a lucros do tráfico de drogas.

Antes de ser condenado, Joaquin Guzman disse que lhe foi negado um julgamento justo acrescentando que o juiz não investigou completamente as alegações de má conduta do jurado.

“O meu caso foi manchado e você [o juiz] negou-me um julgamento justo quando o mundo inteiro estava a assistir”, afirmou Guzman no tribunal, numa intervenção com direito a intérprete.

“Quando fui extraditado para os Estados Unidos, esperava ter um julgamento justo, mas o que aconteceu foi exatamente o oposto”, sublinhou.

Joaquín Guzmán deve cumprir a pena numa prisão de alta segurança, a Administrative Maximum Facility, conhecida como ADX e apelidada de “Alcatraz dos Montanhas Rochosas”, situada no estado do Colorado.

O julgamento do mediático líder do cartel mexicano de Sinaloa começou em novembro passado e terminou a 01 de fevereiro, depois de o Ministério público e a defesa de ‘El Chapo’ terem apresentado os respetivos argumentos finais.

Joaquin Guzmán, de 62 anos, é acusado de ter dirigido entre 1989 e 2014 o cartel de Sinaloa, que enviou para os Estados Unidos mais de 154 toneladas de cocaína e grandes quantidades de heroína, metanfetaminas e marijuana.

 

C/ JN

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (268)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (17)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (65)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação