Ligar-se a nós

Economia

“Não se conhece de concreto quem é o produtor nacional”, diz especialista

Publicado

em

Os produtores nacionais vão contar, a partir do mês de Agosto, com a nova plataforma digital “Selo Feito em Angola”, para dar maior visibilidade à produção nacional, anunciou, este sábado, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

João Nkosi disse, durante a sua intervenção no painel sobre “O Papel do INAPEM no Fomento das Iniciativas de Estímulo à Economia”, à margem da FILDA 2024, que o sítio na Internet vai permitir aos produtores nacionais registar os produtos com o Selo Feito em Angola.

Sobre o assunto, o especialista em Administração e Gestão Pública, Denílson Duro, entende que, a iniciativa é louvável mas, peca pelos elementos estruturais, e, não se conhece de concreto quem é o produtor nacional, para além da iniciativa do INAPEM alegadamente colidir com o portal da PRODESI. Duro, disse também que este portal estaria sob gestão das Administrações municipais para ser inclusivo.

Denílson Duro defende, igualmente, um desenvolvimento com base as unidades de produção local, pelo que, receia que o INAPEM não tenha capacidade de representação ao nível dos Municípios para cadastrar todos produtores nacionais.

João Nkosi disse que a página actual foi montada num contexto bastante desafiador, mas agora já se está em condições de trabalhar num processo inovador, com base em algumas consultas feitas junto de empresas.

Nkosi defende existirem empresas e empresários que gostariam de ter a oportunidade de ter um site que permita a interacção entre o comprador e o vendedor, bem como identificar os produtos com o Selo Feito em Angola.

Actualmente, realçou, existem empresas que, por aderirem ao Selo Feito em Angola, já estão a exportar e a identificar parceiros fora de Angola, com destaque para a República Democrática do Congo (RDC).

FILDA 2024

A Feira Internacional de Luanda encerrou este domingo com um convite especial dirigido às famílias. O economista José Macuva é de opinião que a FILDA 2024, visa reunir empresários nacionais e estrangeiros para além de promover a exposição de tecnologias, produtos e serviços mas, é também um espaço para captação de investimentos tendo em conta as parcerias que podem ser firmadas.

O economista espera que a Feira Internacional de Luanda 2024 traga ao país mais financiamentos para alavancar a economia, para além dos ganhos no aprendizado assim como a captação de investimentos externos.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD