Connect with us

Mundo

“Não assuma que não vai ser infetado. Prepare-se como se fosse”, adverte OMS

Redação

Published

on

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que sabe que os vários países estão a lidar com a pandemia ligada à Covid-19 “em diferentes níveis”, mas que tem falado com diversos chefes de Estado, responsáveis de saúde, diretores de hospitais, líderes industriais, CEO’s, para os “ajudar a preparar e a estabelecer prioridades”.

“Não assuma que a sua comunidade não vai ser afetada. Prepara-se como se fosse. Não assuma que não vai ser infetado. Prepare-se como se fosse”, pediu Tedros Adhanom Ghebreyesus, esta quarta-feira, indicando, porém, que “existe esperança”.

“Há muitas coisas que todos os países podem fazer. Medidas de distânciamento físico, como cancelar eventos desportivos, concertos e outros ajuntamentos podem: ajudar a desacelerar a transmissão do coronavírus; reduzir a pressão sobre o sistema de saúde; ajudar a tornar as epidemias controláveis, permitindo medidas adequadas”, indicou.

Para poder “controlar e suprimir uma epidemia, os países têm que isolar, testar, tratar e encontrar ligações”, afiançou. Se assim não for, “as cadeias de transmissão podem continuar em níveis mais baixos e depois ressurgir assim que são levantadas as medidas de distanciamento físico”.

A OMS diz ainda ter consciência de que “há países a atravessar epidemias intensas com transmissões comunitárias em larga escala” e que entendem o nível de esforço que é requerido para travar a propagação. “Mas pode ser feito”, acrescenta o responsável.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 8.000 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ronda as 208 mil pessoas, com casos registados em cerca de 150 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 642 casos confirmados e duas mortes. Do total de infetados a nível global, mais de 82 mil recuperaram.

 

C/ NM

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD