África
Namibianos elegem hoje novo governo
A Namíbia vota hoje, com o país esperando uma mudança na liderança e na governança.
Cerca de 1,4 milhão de pessoas aproximadamente metade da população da Namíbia, estão registadas para votar para decidir o presidente e a composição do Parlamento para um mandato de cinco anos.
Um total de 15 candidatos estão concorrendo à presidência, incluindo Netumbo Nandi-Ndaitwah, actual vice-presidente e candidata do partido governante SWAPO.
Os resultados da votação antecipada especial entre cidadãos no exterior e as forças armadas foram anunciados no início deste mês, e ditavam Ndaitwah como vencedora.
Outro candidato apontado como forte é Panduleni Itula, um ex-dentista que foi o adversário mais próximo da SWAPO há quatro anos, quando concorreu como independente.
Itula está representando o partido Patriotas Independentes pela Mudança este ano.
Um segundo turno será realizado se um candidato não obtiver mais de 50% dos votos, o que nunca aconteceu antes na Namíbia.
As urnas fecham a noite, e os resultados podem ser anunciados no fim-de-semana.
O país na costa sudoeste da África é uma ex-colônia alemã que ficou sob controle sul-africano após a Primeira Guerra Mundial e sua maioria negra foi posteriormente submetida a algumas das políticas de apartheid da África do Sul, tendo a SWAPO na vanguarda da batalha pela independência