Connect with us

Economia

Namibe: PREI estima beneficiar cerca de seis mil cidadãos

Published

on

O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) será lançado na província do Namibe, nesta terça-feira, 12, no mercado do 5 de Abril. E estima-se que mais de seis mil vendedores informais, ambulantes e pequenos empreendedores serão cadastrados e formalizar os SUS negócios nuna primeira fase.

Segundo uma nota a que o Correio da Kianda teve acesso, a praça do 5 de Abril, o maior mercado ao céu aberto daquela provincia, a acolhe amanhã. O atendimento será feito no local pelos técnicos do Ministério da Economia, para legalizar todos os operadores económicos à volta do mercado, incluindo as actividades dos profissionais liberais, como pedreiros, canalizadores, ladrilhadores, electricistas, técnicos de frio e outros.

O acto será presidido pelo Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, que trabalha desde as primeiras horas naquela região, visitando a cooperativa das mulheres peixeiras e transformação de pescado.

Por outro lado, os donos dos táxis e moto-táxis, também podem formalizar a actividade constituindo um micro ou pequena empresa para que possam inscrever os funcionários no sistema de Segurança Social, lê-se.

O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) abre portas aos empreendedores, à capacitação com matérias ligadas à gestão de micro-negócios, e dá igualmente acesso à Segurança Social, ao micro-crédito e ao sistema de pagamentos digitais por telemóvel.

De realçar que o PREI é uma iniciativa do Governo de Angola, levada a cabo por uma comissão multisectorial, coordenada pelo Ministério da Economia e Planeamento com o apoio orçamental da União Europeia e assistência técnica do PNUD.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.