Connect with us

País

Namibe: MEA apela medidas concretas para inserção de cinco mil crianças que ficaram fora do ensino no Virei

Published

on

De acordo com os dados avançado pela direção provincial da educação do Namibe, no município do Virei, mais de cinco mil crianças estão fora do sistema de ensino para este ano electivo 2022/2023, por causa da transumância e factores culturais em busca de melhores condições de vida.

Além de crianças os jovens que terminam o primeiro ciclo também abandonam o município em busca de melhores condições de vida e oportunidades para estudar em outras localidades. A propósito, o Correio da Kianda ouviu o Presidente do Movimento dos Estudantes de Angola (MEA), Francisco Teixeira, que manifestou preocupação, tendo apelado aos ministérios da Educação e da Acção Social num trabalho conjunto para encontrar solução para que estas crianças tenham as mesmas oportunidades que aqueles que vivem em zonas urbanas. “É uma situação muito preocupante porque aumenta o número de crianças fora do sistema de ensino”.

Francisco Teixeira lamenta ainda o facto de o executivo não apresentar medidas concretas para a região sul do país e evitar que as crianças dessa região continuem a estar em maior número, fora do sistema de ensino, pelo que apela o executivo a encontrar medidas concretas para acudir a situação  daquela região.

 O MEA diz estar preocupado com o número de ausência das crianças  nas escolas, e defende a criação de condições básicas de agricultura e de pasto para que os mesmo não continuem a abandonar os estudos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas