Connect with us

Sociedade

Namibe: Governo forma brigadistas para combater praga de gafanhotos

Published

on

Brigadistas do município de Moçâmedes, no Namibe, entre fazendeiros e representantes das cooperativas agrícolas estão, desde quarta-feira, 12, a serem formados em matéria de controlo e combate à praga de gafanhotos que assola a região Sul do país.

De acordo com informação chegada à nossa redacção, os operadores do sector agrícola estão a ser doptados de conhecimentos teóricos e práticos sobre monitorização e controlo dos gafanhotos que se instalaram na província.

Os brigadistas estão a abordar matérias ligadas à biologia dos insectos, aspectos técnicos do monitoramento dos gafanhotos, uso correcto dos equipamentos de protecção individual, cálculo da dosagem e preparação da calda, montagem dos equipamentos e controlo dos gafanhotos.

O Gabinete Provincial da Agricultura afirma que com a formação dos brigadistas, o combate à praga de gafanhotos estará mais reforçado, com vista a minimizar os prejuízos nos campos agrícolas.

Aquele Gabinete fez saber que até o momento já foram pulverizados, com insecticidas, algumas zonas afectadas, dos cinco municípios da província do Namibe. Estão envolvidos na campanha de pulverização, que decorre desde sexta-feira última, técnicos do Gabinete Provincial da Agricultura e administrações municipais, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, bem como as Forças Armadas Angolanas (FAA).

Os municípios foram reforçados com material para acudir a situação, numa campanha que conta também com a participação da classe empresarial local.

A praga de insectos, que entrou em Angola pela província do Cuando Cubango, já passou pelo Cunene, Benguela e Namibe.

Huíla: praga de gafanhotos chega ao município da Humpata