Sociedade
Namibe: Falta de médicos condiciona funcionamento do bloco operatório do hospital do Sacomar
A falta de médicos-cirurgiões e anestesistas, está a condicionar o funcionamento do bloco operatório do hospital municipal do Sacomar, na província do Namibe.
De acordo com as autoridades sanitárias, a situação tem causado preocupação, uma vez que o hospital não consegue garantir a realização das cirurgias programadas.
A Direcção da Saúde do Sacomar aguarda pela chegada de três médicos-cirurgiões angolanos que vão manter funcional, a tempo integral, o Bloco Operatório do Hospital Municipal.
Até ao momento, de acordo com o director Municipal da Saúde de Sacomar, António do Rosário, que falava à Rádio Nacional de Angola, o bloco operatório tem funcionado apenas quando as autoridades sanitárias da província organizam campanhas cirúrgicas, apesar de ter melhores condições técnicas e tecnológicas do Namibe.
“O nosso Bloco Operatório, temos estado a aproveitar nas campanhas que o gabinete e outras unidades sanitárias, como a maternidade e o Gualaquimbanda, fazem algumas cirurgias. Tivemos, durante este ano, três cirurgias de oftalmologia e do colo. Estamos a fazer esse aproveitamento do Bloco Operatório por falta de médicos, cirurgião e anestesia”, revelou.
O responsável avançou ainda que que o município do Sacomar tem três técnicos, médicos de especialidade de cirurgia, que se encontram em formação especializada e que tão logo terminem serão enquadrados para pôr em funcionamento o Bloco Operatório.
O Município de Sacomar conta com 12 unidades sanitárias, da rede primária do Sistema Nacional de Saúde.