Connect with us

Sociedade

Namibe: falta de equipamento no Hospital Sanatório obriga pacientes a recorrer à Benguela

Published

on

O Hospital Sanatório da Província do Namibe não dispõe de equipamentos para o diagnóstico de pacientes com tuberculose resistente.

A informação foi avançada à radio pública pela director Generosa Correia, que avançou que este aparelho ajudaria no diagnóstico da tuberculose resistente.

Na sua falta, de acordo com a responsável, tem obrigado a alguns pacientes a recorrem à vizinha província de Benguela em busca de tratamento adequado, tendo considerado como “um grande suporte”.

Outra preocupação demostrada pela directora do Hospital Sanatório tem a ver com recursos humanos, pois do seu quadro de pessoal, a unidade tem ainda carência de dez novos médicos e 20 novos enfermeiros, tendo realçado que, apesar disso, os médicos que o hospital dispõe tem conseguido dar resposta às necessidades dos pacientes que ai acorrem em busca de tratamento médico.

Explicou ainda que o equipamento de tecnologia de ponta em falta no hospital permite diagnosticar os casos de tuberculose resistente em tempo oportuno, e por isso, a situação condiciona o tratamento eficaz de doentes que procuram pelos serviços.