Saúde
Namibe entra no mapa vermelho da cólera
As autoridades sanitárias do Namibe registaram nesta quarta-feira, 26, o primeiro caso de cólera, constituindo-se assim, na décima sexta província a constar do mapa vermelho com o surto.
Trata-se de um cidadão de 65 anos de idade, residente no município da Lucira, sem qualquer vínculo epidemiológico que justifique a fonte, visto que não viajou nem teve contacto com algum paciente acometido pela doença.
Esta situação está deixar preocupada as autoridades sanitárias da província, conforme fez saber o director do Gabinete provincial da Saúde, Coríntios Miguel.
“Realizou-se o teste rápido e está confirmado o caso de cólera, fazendo então com que a província do Namibe Conste já no mapa vermelho de províncias com registos de casos de cólera”, afirmou, sublinhando tratar-se de um cidadão de 65 anos de idade.
O facto de não ter qualquer vínculo epidemiológico está a desafiar as autoridades daquela região do litoral sul do país.
Por esta razão, Coríntios Miguel acrescentou, que o agregado familiar e o paciente, estão também a ser acompanhados pelas autoridades.
O director da Saúde do Namibe assegurou que uma equipa já deslocou-se nesta quarta-feira ao município da Lucira, para controlar e conter qualquer incidência da cólera naquele município, da província.