Politica
Nacões Unidas reconhece esforços de João Lourenço na busca da paz e estabilidade política na RCA
A Organização das Nacões Unidas enaltecem os esforços que têm sido empreendidos pelo Presidente da República, João Lourenço, na busca pela paz e estabilidade política na República Centro-Africana (RCA).
A transmissão do reconhecimento ao chefe de Estado angolano, por aquele órgão internacional criado em 1945, e que tem como objetivo primário a manutenção da paz no globo, foi feita pela representante especial do Secretário-geral das Nações Unidas na República Centro Africana, Valentine Rugwabiza, à saída nesta segunda-feira, 2, da audiência no Palácio Presidencial, na Cidade alta, em Luanda.
No encontro com o Presidente João Lourenço, a diplomata abordou questões ligadas ao roteiro de paz para este país da África Central.
“Angola empreendeu bastante esforço para a estabilidade na RCA, por isso, damos nota positiva”, reconheceu Valentine Rugwabiza, a ruandesa ao serviço da ONU.
Valentine Rugwabiza considerou actualmente a situacão na RCA como sendo calma comparativamente aos anos de 2020 e 2021, marcados por uma tentativa de golpe de estado.
“Com a implantação do roteiro de paz, declarou-se o cessar-fogo unilateral, que permitiu o diálogo nacional inclusivo e o processo de desmobilização e reintegração das forças”, explicou.
A representante do Secretário Geral da ONU reconheceu que ainda há muito por se fazer na República Centro Africana.