Ligar-se a nós

África

Nações Unidas pedem libertação imediata do ex-líder do Níger Mohamed Bazoum

Publicado

em

No Níger, o Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Detenção Arbitrária pediu esta segunda-feira, 10, a libertação imediata de Mohamed Bazoum e a sua esposa, que tinha sido derrubado em um golpe de Estado, em Julho de 2023.

Estão detidos há um ano e meio em uma ala da residência presidencial em Niamey, sendo que apenas seu médico tem permissão para visitá-lo.

O Grupo de Trabalho da ONU considera a detenção como “arbitrária” e uma violação do direito internacional. Ele pede sua “libertação imediata” e o direito de buscar indemnização.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, já tinha exigido a libertação de Bazoum, chegando até pediu sua “reintegração como chefe de Estado” após sua “detenção arbitrária” em 26 de Julho de 2023.

O Níger revogou em Junho, a imunidade presidencial de Bazoum, abrindo assim caminho para um julgamento.

O regime militar do Níger rejeitou as alegações dos especialistas da ONU, e acusou o Chefe de Estado deposto de se comunicar por telefone com “outras forças hostis ao Níger para orquestrar um ataque”, comparando isso a “conspirações e ataques contra a segurança do Estado” e “conluio com potências estrangeiras”.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD