África
Na RDC: Ataque do M23 mata governador do Kivu-Norte depois de graves ferimentos
O governador da província do Kivu-Norte está a ser dado como morto em consequência de graves ferimentos depois de ser supostamente atingido por balas, dos soldados do grupo armado M23, com apoio do Ruanda.
As forças governamentais, intensificaram as patrulhas nas ultimas horas, depois dos avanços registados s da parte dos rebeldes, segundo disseram a imprensa local, moradores da região, que falam igualmente da propagação de pânico, quando os rebeldes do M23 assumiram o controle de Sake, uma cidade a apenas 27 quilómetros da cidade de Goma.
Patrick Salumana, um motorista de táxi local, disse que ver os soldados foi “reconfortante”, disse que na noite de quinta-feira houve pânico generalizado, mas hoje, é como uma bênção ver soldados do exercito do governamental na região.
O M23 obteve ganhos territoriais significativos nas últimas semanas, cercando Goma, que tem cerca de 2 milhões de pessoas e é um centro regional de segurança e esforços humanitários.
As patrulhas noturnas ocorreram poucas horas depois que um porta-voz militar confirmou que o governador da província de Kivu do Norte, no leste do Congo, havia morrido, devido a ferimentos sofridos durante os combates na linha de frente.
As circunstâncias em torno da morte do major-general Peter Cirimwami não eram claras.
Ele foi atingido durante uma batalha na linha de frente na quinta-feira e morreu devido aos ferimentos na sexta-feira.