Lifestyle
Música tchokwe de luto: morreu Sandra Fuliqueno
Morreu, nesta terça-feira, 30, em Saurimo, Lunda Sul, a cantora e bailarina Sandra Fuliqueno, também conhecida como “rainha da música tchokwe”.
A artista, que venceu o concurso de música Variante, em 2013, enfrentava a doença respiratória, tuberculose óssea, conforme informações veiculadas por fonte familiar.
Sandra Fuliqueno, que morreu aos 35 anos, é considerada uma das rainhas da música tchokwe, tendo partilhado o palco com vários artistas nacionais conceituados, como Gabriel Tchiema, Weza, Ary e Yannick Afroman.
Num comunicado enviado ao Correio da Kianda, o secretariado da JMPLA mostrou condolências pelo falecimento da cantora.
“Sandra Fuliqueno foi uma pessoa carismática, que sempre defendeu a cultura angolana de forma particular na região Leste. Teve um percurso marcado por intensa actividade cultural, dedicando-se com zelo e espírito de defensora da nossa cultura, empenhada a causa da música e da dança tradicional, da qual era a sua identidade”, descreve o comunicado.
Segundo informações divulgadas pelo site Marimba, Sandra Fuliqueno tem no mercado o disco “Tshenu Ngunda”, que foi gravado nas províncias da Lunda Sul e Huambo. Mas Fuliqueno deslocou-se recentemente à República Democrática do Congo para gravar com Mbilia Bel e Djuna Munbafu, um tema de cada artista.
Em Angola fez trabalho com os músicos Justino Handanga, Gaby Moi e Cigano Weza, que fazem parte do seu segundo disco, que viria a ser lançado.
Sandra Fuliqueno nasceu na Lunda Sul, no dia 22 de Dezembro de 1985. Foi nos coros das Igrejas do Sétimo Dia e Nova Apostólica que começou a dar os primeiros passos no canto. Em 2015, foi convidada para actuar na gala da eleição de Miss Lunda Sul.