Lifestyle
Museu dos Reis recebe mais de cinco mil visitas
Mais de cinco mil turistas visitaram o Museu dos Reis, situado na cidade de Mbanza Kongo (Zaire), declarado Património da Humanidade, em 2017, informou, nesta terça-feira, 17, a secretária de Estado da Cultura.
Segundo Maria da Piedade Jesus, trata-se, essencialmente, de turistas religiosos oriundos de países que se identificam com o antigo Reino do Kongo.
No final de uma reunião da Comissão Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, orientada pelo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, a responsável disse terem sido feitos já vários trabalhos de benfeitorias em cumprimento às recomendações da UNESCO.
Maria da Piedade Jesus apontou, entre as obras de melhoria, a iluminação pública e a construção de quiosques para servir melhor os visitantes do Centro histórico.
Mbanza Kongo, antiga capital do Reino do Kongo, foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ), em Julho de 2017.
Perspectivas
A secretária de Estado da Cultura falou, também, dos esforços para elevar os escombros do antigo palácio da província do Cunene ao Património da Humanidade.
As instalações foram destruídas pelas bombas lançadas pelas forças armadas sul-africanas (do então regime segregacionista do “apartheid”), em Agosto de 1981.
Por seu turno, o vice-governador da província do Cunene, Apolo Ndinoulenga, informou que decorrem trabalhos de sensibilização das comunidades e recolha de opiniões para a concepção de um projecto de consenso.
Por Angop