Sociedade
Municípios do Bailundo e Mungo com mais energia eléctrica nos próximos dias
Os municípios do Bailundo e do Mungo, na província do Huambo, vão beneficiar de uma Central Fotovoltaica em construção na região, um empreendimento que comporta a capacidade de 7 Megawatt, no âmbito da consolidação da estratégia governamental de electrificação do país.
O Administrador do Bailundo, Celestino Piedade, falou em desenvolvimento do município reiterando que o projecto irá beneficiar mais de mil habitações.
“A Central Fotovoltaica tem uma capacidade de 7 MV e estes 7 MV estão interligados ao sistema nacional de electrificação, que está ligada a central de Laúca, que também temos aqui uma, e nesta fase seremos beneficiados com mil e setecentas ligações domiciliares e também com a iluminação pública”, frisou.
O Administrador disse também que a partir do município do Bailundo será feita a electrificação do município do Mongo e também do Huambo, o que, segundo disse, mostra “a clara capacidade de energia da localidade que poderá gerar a construção de um parque industrial”.
“Temos notícias que a partir do município do Bailundo em primeira instância se poderá fazer a electrificação do município do Mongo, o que quer dizer que o Bailundo será o foco de desenvolvimento, porque com a luz é possível começar a criar pequenas indústrias ou mesmo as grandes indústrias, e nós temos já espaço próprio para alimentar, para irmos paulatinamente colocando um parque industrial, e com essas condições temos alegria de convidar os nossos investidores, no sentido de virem investir no nosso município”, explicou.