Politica
Município do Cubal comemora 55 anos sem energia eléctrica
O Cubal celebra hoje, 23, 55 anos desde que ascendeu à categoria de município. Contudo, mesmo sediando a barragem hidroeléctrica do Lomaum, que sustenta todo litoral da província de Benguela, a infra-estrutura não beneficia a população daquela localidade.
De acordo com fonte da administração local, o município sobrevive de dois grupos geradores que trabalham intercaladamente, sendo um das 6h às 18h, e outro das 18h às 6h, minimizando a carência eléctrica que os munícipes daquela região vivem.
Estima-se que residem no Cubal cerca de 367 mil habitantes, com 41 povoações e número igual de ombalas. A par da energia eléctrica, as vias de acesso às povoações, serviços de saúde primário, escolas e a segurança, face aos roubos constantes dos gados, são as preocupações que afligem os munícipes, de acordo com informações relatas ao Correio da Kianda este fim-de-semana.
O Administrador Municipal, Paulino Banja, falando ao Jornal de Angola, afirmou estarem em curso diversas acções para a melhoria do acesso da sede municipal às comunas da Yambala, Capupa e Tumbulo, dentre as quais a terraplanagem de certos troços.
De igual modo, Paulino Banja avançou que o seu consulado pretende aumentar e melhorar os serviços primários de Saúde, e no sector da Educação, dentro do PIIM, estão em construção duas escolas, que vão gerar 21 novas salas de aula, para albergar mais de 1.440 alunos.
Hoje, devido a data, o governador de Benguela, Luís Nunes, decretou tolerância de ponto para os funcionários do município.