Mundo
“Mundo precisa ser multipolar, não apenas bipolar conforme é hoje” – Putin
O presidente russo Vladimir Putin recebe mais de 15 dirigentes na cidade de Kazan, Rússia, para a reunião do BRICS, com a inclusão de novos países que já deram luz verde para entrarem na organização.
“O mundo precisa ser multipolar, não apenas bipolar conforme é hoje, para acabarmos com a hegemonia ocidental”, disse Putin, na abertura da cimeira das principais economias emergentes.
O debate, que decorre até quinta-feira, 24, será em torno das questões mais urgentes e a resolução dos conflitos regionais.
Na terça-feira, 22, o dia foi registado com o encontro de Vladimir Putin e Xi-Jinping com o objectivo de reforçar ainda mais os laços entre Moscovo e Pequim, Xi elogiou os laços apesar de um contexto internacional “caótico”.
“Estou plenamente convencido de que a profunda amizade que nos une, China e Rússia, é geracional e não mudará. Estamos a seguir caminhos certos para construirmos relações entre grandes potências com base no princípio da não confrontação, não alinhamento e não destruição de países do terceiro”, mencionou o presidente da China.
Narendra Modi primeiro-ministro indiano, no encontro com Putin disse que a Índia apoia uma solução pacífica para o conflito com a Ucrânia: “o problema deve ser resolvido com meios pacíficos. Apoiamos a rápida restauração da paz e da estabilidade a vida humana é a prioridade. Daremos o nosso apoio e estamos dispostos a dar qualquer ajuda no futuro”.
O presidente Lula da Silva é o grande ausente desta cimeira por motivos médicos. África do Sul encabeçada pelo presidente Cyril Ramaphosa disse que “o seu amigo precioso é Moscovo”.
“Rússia é um aliado querido que nos apoiou desde o início“, vincou.
No princípio eram apenas Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, agora o BRICS expandiu-se para novos membros que são eles Irão, Egipto, Etiópia e Emirados Árabes Unidos fazendo um total de nove membros.
Por Pedro Kiriau