Connect with us

Desporto

Mundial do Qatar: continue a acompanhar as curiosidades de A a Z

Published

on

Faltando pouco menos de quatro dias para a bola rolar no palco com as melhores selecções do mundo, o Correio da Kianda continua a levar até si as novidades e curiosidades deste campeonato do mundo que acontece pela primeira vez em um país árabe.

Para hoje conheça as curiosidades das letras N a Q :

N – Números – Um milhão de visitantes é o número de turistas aguardados no Qatar, à conta do Mundial de Futebol. Um desafio enorme para um país com menos de três milhões de habitantes. Outros números a reter dizem respeito aos preços dos bilhetes, os mais caros de sempre. Para os adeptos estrangeiros, os preços para a primeira fase variam entre os 62 e os 200 euros. Para a final, vão de 550 a 1.460 euros. Em média, os valores estão 30% acima dos praticados no Mundial da Rússia, em 2018.

O – ‘Odds’– O Mundial de Futebol joga-se no campo e nas casas de apostas. Para o Qatar, as ‘odds’ (cotações que dão as probabilidades para um determinado resultado) elaboradas pelos sites de aposta apontam para o título da selecção brasileira. Na sequência, existe um empate triplo de favoritos entre a Argentina, Inglaterra e França.

P – Polémicas – São muitas e começaram logo após o anúncio da atribuição da organização do Mundial ao Qatar, com as suspeitas de corrupção, nomeadamente na compra de votos. Seguiram-se as acusações de violação dos direitos humanos, com a exploração do trabalho dos migrantes (cerca de 1,9 milhões), em situação de precariedade laboral, para a construção dos estádios. Isto além da tradição religiosa, que limita o papel das mulheres na sociedade e não tolera a homossexualidade, estando mesmo prevista a pena de morte para estes casos.

Q – Qatar – Com uma superfície pouco superior a 11 mil quilómetros quadrados e uma população a rondar os 2,9 milhões, o Qatar, uma pequena península que irrompe pelo Golfo Pérsico, é o país mais pequeno a organizar um Mundial de futebol, roubando o recorde que o Uruguai detinha há quase 100 anos. Embora pequeno em tamanho, dinheiro é coisa que não falta, graças às receitas do petróleo e do gás natural, do qual tem a terceira maior reserva mundial.

Hoje ficamos por aqui, amanhã prometemos trazer outras letras do alfabeto, em volta das curiosidades do mundo apaixonante do futebol.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *