Sociedade
Multas elevadas para venda irregular de álcool: populares reagem à possível medida
Populares do Calumbo, província de Icolo e Bengo, reagiram à aprovação, esta terça-feira, da medida sobre a violação do horário de venda de bebidas alcoólicas, considerando-a capaz de desincentivar o consumo excessivo do produto.
A medida prevê que pessoas e instituições que violarem o estabelecido serão punidas com multas que variam entre 14 e 200 salários mínimos nacionais, equivalentes a 980 mil kwanzas e 14 milhões de kwanzas, respectivamente.
De acordo com Angelina Cafivela, ouvida pelo Correio da Kianda, a medida é amplamente bem-vinda.
“Esta medida é bem-vinda. Ultimamente está uma desordem em todo e qualquer canto que tu passares, de Luanda, encontras a venda de bebidas alcoólicas. Eles não têm horário estipulado.
Agora haverá mais rigor, mais responsabilidade, e, acima de tudo haverá um silêncio total. E se essa lei surgiu é mesmo para melhorar alguma coisa”, afirmou.
Fernando Calemba, disse que fará tudo para cumprir com o que for estabelecido. O vendedor de bebidas alcoólicas avança que a sua prioridade está em cumprir a lei.
“O cliente tem de saber que o trabalho tem hora de abrir e de fechar”, avançou.
Noutro prisma, Mateus Saipanga afirmou que a aprovação do diploma poderá trazer também consequências negativas para alguns estabelecimentos comerciais. Segundo ele, poderão observar-se o baixo rendimento das empresas e a demissão de funcionários.
“Do meu ponto de vista, essa medida tem vantagem e desvantagem. Tem vantagem porque vai diminuir o número de delinquência. E tem desvantagem porque vai aumentar o índice de desemprego porque as empresas vão ter baixa produção”, referiu.
O objectivo da medida de violação à regra do horário de disponibilização e venda de bebidas alcoólicas, é acabar com o consumo excessivo da mesma e evitar os casos de morte em consequência do abuso de álcool.