Mundo

Mulheres marcham pelo fim dos conflitos no leste da RDC

Publicado

em

Mulheres de todas as organizações realizaram uma marcha nas ruas de Kinshasa, na República Democrática do Congo, esta quarta-feira, para dizer “não à guerra” e exigir o fim das hostilidades no leste do país.

Por iniciativa da Ministra do Género, Família e Criança, milhares de mulheres de movimentos e associações de mulheres, do serviço público, saíram às ruas.

Todos manifestantes, vestidos de preto, gritavam slogans como “o Congo permanecerá um e indivisível. Chega de questões de mortes na RDC, parem a guerra, parem o genocídio, não à balcanização.”

A procissão destes manifestantes partiu no Boulevard du 30 Juin, onde as mulheres, dizem condenar a cumplicidade da comunidade internacional por se aliar aos seus opressores, disse a Ministra do Género, Família e Criança, Mireille Masangu Bibi Muloko.

Numa altura que, a situação de segurança continua tensa na cidade de Sake, os combates entre o movimento rebelde M23 e as FARDC foram relatados esta quarta-feira, desde a manhã, na cadeia de colinas com vista para a cidade de Shasha e Bweremana, no território de Masisi.

As FARDC ainda mantêm as suas posições enquanto os rebeldes se entrincheiraram nas colinas que rodeiam a cidade de Sake.

Exército sul-africano sofre primeira baixa no leste da RDC

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version