Politica
Mulheres homenageiam João Lourenço por esforços para pacificação da RDC
Os esforços do presidente João Lourenço para a pacificação da República Democrática do Congo foram esta sexta-feira, 18, reconhecidos pela Rede de Mulheres Africanas.
Na cerimónia de abertura do Fórum de Alto Nível das Mulheres da Região dos Grandes Lagos, que decorre em Luanda, o Chefe de Estado recebeu a placa distintiva, em reconhecimento dos esforços do seu governo para se alcançar a paz na região.
A homenagem contou com as presenças de Sahle-Work Zewde, ex-Presidente da República Federal Democrática da Etiópia; Ellen Jonhson Sirleaf, ex-Presidente da República da Libéria e Prémio Nobel da Paz 2011, e Amina Mohammed, Secretária Geral Adjunta das Nações Unidas, entre outras.
Recentemente, o Conselho de Segurança das Nações Unidas elogiou o papel de Angola no calar das armas no Leste da República Democrática do Congo.
No encontro, a representante especial do secretário-geral no país, Bintou Keita, falou de uma “redução considerável de combates” entre os envolvidos, e falou sobre os esforços para abordar a insegurança no leste congolês e aliviar as tensões regionais.
A também chefe da Missão das Nações Unidas na RDC, MONUSCO, disse que o ambiente vivido no terreno segue o anúncio de cessar-fogo assinado em 30 de Julho, por ministros de Negócios Estrangeiros do país e do Ruanda, sob a mediação de Angola.