Politica
Mulheres grávidas já podem ser vacinadas contra covid-19
A Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação, Alda de Sousa, avançou hoje que as mulheres grávidas já podem receber a administração das vacinas PFIZER e AstraZeneca contra a covid-19, confirmando a conclusão de estudos que apontam que a vacina não provoca nenhuma má formação congénita aos bebés.
“Só agora é que temos evidência de que determinadas vacinas já podem ser aplicadas as grávidas, porque estudos, hoje, confirmam que a vacina não provoca nenhum efeito teratogénico aos bebés, ou quer dizer que as mães grávidas que apanham a vacina nenhum bebé nasce com má formação congénita. Confirmo uma vez mais que nós devemos vacinar também as gravidas”, começou por dizer, esclarecendo, por outro lado, que a administração, que começou hoje, não abrange as menores de 18 anos de idade.
“Em relação as gestantes menores de 18 anos de idade, é claro que não, essas não devem ser vacinadas, porque elas não fazem parte do grupo eleito a vacinação”, sublinhou.
Quanto aos tipos de vacina, as disponíveis em Angla e indicadas para vacinar as mulheres grávidas são as da PFIZER e a AstraZeneca, que segundo Alda de Sousa não existe, ainda, contraindicação relativamente ao período de gestação.
“Não existe nenhuma contraindicação relativamente ao período de gestação, quer dizer que toda mulher gestante a qualquer momento do período de gestação, isto é, a partir do primeiro trimestre pode ser vacinada”, disse, mas acrescentou que, “aquelas gestantes que o médico orientar que tenha que ser no segundo período da gestação, nós obedecemos as orientações médicas, mesmo também ao tipo de vacina se o médico orientar que tem quiser a PFIZER e não a AstraZeneca nós temos condições preparadas para o fazer este tipo de vacina as nossas gestantes”, rematou.
Por Pedro Kididi