Ligar-se a nós

Lifestyle

Mulheres expõem “Muhatu” para homenagear Março Mulher

Publicado

em

Uma exposição colectiva de artes vai estar patente durante o mês de Março na Galeria Tamar Golan, na Ilha de Luanda, a saudar o mês de Março internacionalmente dedicado às mulheres. Tratam-se das artistas Sofela, Maria Gena, Massuia e Isabel Apolinário, que vão apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Muhatu”.

A inauguração da referida exposição acontece na próxima sexta-feira, 05, pelas 18 horas e visa saudar o Dia Internacional da Mulher, ficando aberta ao público até ao dia 26 de Março, para os interessados visitarem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

Os quadros a serem apresentados representam a paixão que as autoras têm pelas artes, aliadas às outras valências, edificar o mundo onde o contraste entre a vida, as dificuldades, o imaginário e o real fazem da vida o que ela é. “O carácter, a qualidade da auto-superação, a resiliência com que enfrentaram os desafios da vida, tornam-nas no exemplo de mulheres que fazem diferença no mundo”, lê-se no comunicado enviado ao Correio da Kianda.

As artistas

Isabel Apolinário adora cascas de palmeiras, da qual nasceu a sua arte e a capacidade de reciclar evidenciam a forma sublime como exprime os seus sentimentos por esta Angola. Massuia é natural de Luanda, a única que tem formação em artes plásticas, e já conta com um considerável percurso artístico e participações em exposições.

Sofela informa que começou a pintar, quando esteve em Portugal, em tratamento médico, como forma de manter-se ocupada. Desde então, tem vindo a aperfeiçoar a sua técnica e o seu saber, utilizando técnicas que lhe vão sendo passadas por outras pintoras.

Já Maria Gena assina as obras com o pseudónimo MY, tem mão para joalharia, trabalhava com prata e com aplicação de pedras preciosas. A obrigatoriedade de confinamento por conta da COVID, despertou em si a atenção pela pintura, tendo começado a pintar em telas em que o amor ao próximo é lactente.

Sobre a Galeria

A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes nas artes plásticas. Todas as receitas da Galeria são canalizadas para os projectos sociais da Fundação. Criada em 2012, ano em que a Fundação completava o seu 7º aniversário, a Galeria Tamar Golan está situada no Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda, junto à Escola Primária 1205. A Galeria está aberta ao público de Segunda a Sábado, das 9h às 17h.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD