Educação Financeira
Mulheres – compras por impulso
As compras por impulso, especialmente, no caso das mulheres, são aquelas feitas sem planeamento, motivadas por desejos momentâneos ou emoções, e não por uma necessidade real. Estudos indicam que as mulheres tendem a realizar mais compras impulsivas, muitas vezes motivadas por emoções como tristeza, angústia ou ansiedade.
Já escutou ou leu a palavra: Oniomania? É o impulso incontrolável e constante de adquirir produtos, sendo um transtorno que pode levar a compras excessivas e a problemas financeiros.
O que as leva a comprar com a contribuição da publicidade, marketing, pelas influenciadoras digitais ?
As compras não planeadas, feitas de forma repentina, muitas vezes sem considerar o orçamento ou a real necessidade do produto e várias pesquisas sugerem que as mulheres são mais susceptíveis a compras impulsivas devido à influência de emoções como ansiedade, estresse, ou até mesmo como uma forma de lidar com emoções negativas (tristeza, depressão, etc).
Além da influência emocional, as compras por impulso podem ser desencadeadas por diversos factores, como promoções irresistíveis, cupons, vitrines chamativas, ou simplesmente por um desejo momentâneo.
Os meus conselhos passam:
– Estabelecer um orçamento, fazer uma lista de compras antes de ir ao shopping, lojas físicas ou mesmo lojas online, e evitar ambientes que possam aumentar o risco de compras impulsivas.
– Tenha fotos do que já tem para evitar fazer compras do que já tem. Na dúvida, pergunte ligando a quem tenha em casa (marido, irmã, assistente do lar, filha(s).
Segundo parece, as mulheres tendem a realizar mais compras impulsivas do que os homens. No entanto, outros estudos sugerem que a propensão à compra por impulso é semelhante em ambos os sexos, mas as mulheres compram mais produtos sem planeamento devido à sua maior frequência de compras.