Connect with us

Economia

Mudanças na Somoil: Daniel Rocha substitui Gaspar Martins no Conselho de Admnistração

Published

on

Fundada por altas figuras do MPLA, a Somoil está a reestruturar-se com objectivo de se tornar  na Empresa Privada de referência no sector petrolífero nacional.

Com o regresso ao conselho de administração da Sonangol no final de 2017, Sebastião Pai Querido Gaspar Martins foi forçado a abandonar o cargo de Presidente do Conselho de Administração da única empresa privada de petroleo e gas do país, dando lugar a  Daniel Rocha.

Daniel Rocha, é citado como conhecedor do sector  petrólifero angolano. Entre 2009 e 2015, foi o primeiro director executivo da Angola LNG, que gere a central de liquefação de gás de Angola (5,2 milhões de toneladas por ano desde 2013).

Tanto Rocha como o seu antecessor, Gaspar Martins, têm laços estreitos com o ex-presidente da Sonangol e vice-presidente de Angola até 2017, Manuel Vicente.

Manuel Vicente é co-fundador da Somoil e é hoje o principal conselheiro do presidente João Lourenço, quando se trata do setor petrolífero.

A Somoil é a única empresa privada do país. Ela está em produção nas áreas onshore da Associação FS e da Associação FST desde 2007 e na licença 2/05 desde 2015. Essas licenças, todas localizadas ao longo da foz do rio Congo, possuem depósitos devolvidos por grandes empresas de petróleo. leis de conteúdo local no final da guerra civil do país em 2002.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *