Mundo
Mpox: agência de saúde africana garante vacina dentro de dias
A principal agência de saúde pública da África garante que a República Democrática do Congo (RDC) e outros países do continente podem começar a vacinar contra a varíola dos macacos dentro de dias.
A RDC é o epicentro de uma cepa mais mortal do vírus que surgiu no ano passado e posteriormente se espalhou para cerca de 12 outros estados africanos, com casos confirmados em pelo menos 3 países fora do continente.
Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde declarou a disseminação da nova cepa uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças diz que as doses da vacina devem chegar em breve.
Isso segue as promessas da União Europeia, da fabricante de vacinas Bavarian Nordic, dos Estados Unidos e do Japão.
O centro diz que tem trabalhado em estratégias de logística e comunicação com países que sofrem surtos de varíola dos macacos para facilitar a implantação.
Seu director-geral, Jean Kaseya, disse que era importante garantir que tudo estivesse no lugar certo para garantir que as vacinas fossem armazenadas com segurança e administradas corretamente.
O número total de casos em África aumentou para quase 19 mil desde o início de 2024, o que representa mais de 90 por cento dos casos na RDC.