Connect with us

Politica

MPLA propõe verbas para admissão de médicos e enfermeiros no OGE

Published

on

O MPLA propôs alterações ao Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2018, para assegurar verbas para admissão de mais médicos e enfermeiros no país no decurso deste ano.

A informação foi avançada nesta quinta-feira pelo presidente do grupo parlamentar do MPLA, Salomão Xirimbimbi, no final da reunião de líderes parlamentares, que tratou da agenda para aprovação final global do OGE, marcada para o dia 14 deste mês. 

Segundo o político, o partido quer que no Orçamento Geral de Estado (OGE) 2018 assegure verbas para admissão de pessoal médicos e enfermeiros, apesar de reconhecer ser um esforço financeiro “muito grande”, mas que deve ser feito.

Adiantou que a prioridade do partido que sustenta o governo vai para o sector social, energia e águas, construção e obras públicas e combate à corrupção.

O MPLA sugere ainda para que não haja novas obras, que se conclua o que já foi iniciado, apetreche o que está concluído e assegure a manutenção do que está em funcionamento.

Contudo, defende a reabilitação urgente do hospital do Sanatório, em Luanda, que se encontra completamente degradado, a construção de hospital dos Queimados e, ao mesmo tempo, assegurar o sistema sanitário da província de Cabinda, que se encontra deficiente.

Quanto ao sector da educação, disse o político, implica também a admissão de pessoal altamente qualificado e bem formado, para assegurar a qualidade de ensino.

Ainda no quadro do OGE 2018, o MPLA defende um maior equilíbrio no tratamento das magistraturas Judiciais e do Ministério Público, nos dois Tribunais Superiores (Constitucional e Supremo), para que possam ser o garante da boa execução do combate à corrupção.

No domínio das obras públicas, a preocupação do MPLA vai para a reabilitação das estradas secundárias e terciárias do país.

A proposta de OGE 2018, submetida ao Parlamento e que irá à aprovação final no dia 14 de Fevereiro, estima receitas de 9.6 triliões de Kwanzas e fixa despesas em igual montante.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *