Connect with us

Partidos Politicos

MPLA: Mário Pinto de Andrade será homenageado nos próximos tempos

Published

on

Os fundadores do MPLA deverão ser homenageados nos próximos tempos, na sequência de recomendações do VI congresso extraordinário do partido, que agregou neste sábado, em Luanda, 2 mil e 448 delegados.

Entre os homenageados devem constar Elídio Tomé Alves Machado e Mário Coelho Pinto de Andrade, primeiro e segundo presidentes do MPLA, respectivamente, assim como Domingos da Silva, Viriato da Cruz, Lúcio Lara, Deolinda Rodrigues, Daniel Chipenda e Matias Mingueis.

O reconhecimento será extensivo aos antigos combatentes e veteranos da pátria, aos militantes do MPLA que nas distintas frentes defenderam a independência nacional, a soberania, a paz e a democracia de Angola.

Como tributo, os congressistas recomendam diversas distinções, incluindo a atribuição dos seus nomes na toponímia das cidades e locais de interesse público e histórico do país, no intuito de perpetuar os nomes e feitos destes.

Sob o lema “Com a força do passado e do presente, construamos um futuro melhor”, o VI Congresso Extraordinário elegeu João Lourenço como presidente do MPLA com 98,59 porcento de votos, de um universo de 2 mil 442 votantes.

No mesmo conclave, foi ainda outorgado, a José Eduardo dos Santos, os títulos de Presidente Emérito, de Membro Honorifico do Comité Central e de Militante Distinto do partido.

C/ Angop