Connect with us

Partidos Politicos

MPLA: João Lourenço espera participação massiva dos eleitores nas próximas eleições gerais

Published

on

O Presidente do MPLA, João Manuel Gonsalves Lourenço, manifestou o desejo de ver uma participação massiva dos cidadãos eleitores, nas eleições gerais de Agosto próximo para a escolha dos representantes na Assembleia Nacional e do Presidente da República.

João Lourenço discursava da sessão de abertura da I Sessão Extraordinária do partido MPLA, que decorreu nesta segunda-feira, 23 no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, durante a qual foram analisadas matérias ligadas à preparação daquela formação política para as Eleições Gerais de Agosto de 2022, ainda a proposta de Lista de Candidatos à Deputados à Assembleia Nacional, o Ante-projecto de Programa de Governo e o Manifesto Eleitoral para o período 2022-2027.

Presidente do MPLA, João Lourenço, referiu que “o País está a cerca de três meses de realizar as quintas eleições gerais, que esperamos virem a ter uma grande participação dos cidadãos eleitores que estejam em condições legais de exercer o direito de escolha dos seus representantes na Assembleia Nacional e do Presidente da República”.

João Lourenço defendeu a contínua luta contra a corrupção e a impunidade, bem como a melhoria do ambiente de negócios como pontos fortes do Programa de Governo e do Manifesto Eleitoral do seu partido.

A aposta no desenvolvimento da produção interna, aumento das exportações, com vista à melhoria da qualidade de vida dos angolanos, nos domínios da educação, saúde, habitação, água potável, energia eléctrica, bem como necessidade de se proporcionar maior oferta de postos de trabalho, para um maior crescimento e desenvolvimento nacional para os próximos anos, também foram referidos pelo líder do MPLA, como metas.

Sobre as eleições apelou para a necessidade de um trabalho particular junto do eleitorado, que no seu entender deve ser feito pelos Comités de Acção do Partido para garantir a presença dos militantes e do povo na hora do voto, enfatizando que “devemos fazer mais e dormir menos para garantir a vitória”.

Na reunião, o Comité Central aprovou a Lista Geral de Candidatos a Deputados à Assembleia Nacional para o quinquénio 2022-2027, com 580 votos a favor, correspondentes a 94.5% dos votos, 23 votos contra e 11 abstenções, tendo o Camarada João Lourenço como cabeça de lista, a Camarada Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, candidata a Vice-Presidente da República e a Camarada Carolina Cerqueira, candidata a Presidente da Assembleia Nacional.

O projecto de Programa de Governo e do Manifesto Eleitoral do MPLA foi apreciado tendo, a sua aprovação, sido agendada para a sua sessão extraordinária a realizar-se no dia 2 de Junho do corrente ano.

“No âmbito da implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018 -2022, os membros do Comité Central congratularam-se com os resultados alcançados na materialização de vários programas de carácter socioeconómico, com realce para o PIIM, o KWENDA, o PRODESI e o PREI, que estão a melhorar as condições de vida das populações, e reflectem substanciais contribuições para o desenvolvimento sustentável do País”, refere o comunicado final do encontro.

Colunistas