Connect with us

Politica

MPLA estabelece segurança alimentar e empregabilidade como prioridade, diz Malavoloneke

Published

on

Adalberto Costa Júnior disse recentemente durante a abertura da IV Reunião Ordinária da Comissão Política do seu partido, que as linhas orientadoras para o ano político 2025, que coincide com a realização do XIV Congresso da UNITA, vai exigir dos seus quadros a defesa do estado democrático e de direito, continuar a pressionar pela implementação das autarquias e pela lisura dos processos eleitorais.

O político  da UNITA, avançou que o Presidente do MPLA desenvolve um combate sem quartel,  visando a extensão do seu mandato, ou permanecendo em frente do seu partido,  promovendo alegada bicefalia. A esse respeito, Adalberto Costa Júnior, disse ainda, que a UNITA vai usar todos os meios políticos e legais, para contrariar essa tendência.

E  o político do MPLA, Celso Malavoloneke, considera natural que a sociedade discuta esse assunto fora das estruturas do partido, bem como dos militantes que queiram se candidatar, o que é cabível nos estatutos do partido.

Malavoloneke pensa que a prioridade é a segurança alimentar, a empregabilidade e, no devido tempo,  poderá se tratar de múltiplas candidaturas.

O político dos camaradas,  deixa dois conselhos aos militantes que queiram concorrer a liderança do MPLA, o primeiro, disse, é  que,  quando se aproximar do congresso ordinário, estes, poderão apresentar a intenção, e o segundo, referiu, Malavoloneke sublinhou  que no MPLA tem canais próprios, procedimentos próprios,  e regulamentos específicos para essas coisas, acrescentando que os camaradas,  “deverão fazer esta caminhada dentro dos órgãos do  partido, e no quadro orgânico que será estabelecido.

Entretanto, o politólogo Agostinho Sicato,  pensa que o Presidente do MPLA criou as condições de permanecer na liderança do partido, e decidir quem será candidato a presidente e vice-Presidente da República nas eleições de 2027.

Sobre a nova composição do Bureau Político do Comité Central, considera necessário rejuvenescer, por constituir a dinâmica dos partidos, mas, por outro lado, Sicato, entende que visou afastar algumas vozes críticas ao líder do partido.

O politólogo disse ainda  que, as alterações feitas nos estatutos do partido,  criaram condições que permitem também o actual Presidente do MPLA concorrer a sua própria sucessão, o que poderá dificultar outros aspirantes ao cadeirão máximo do partido que sustenta o governo, como é o caso de António Venâncio, Higino Carneiro e Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD