Connect with us

Eleições 2022

MPLA e UNITA lideram intenção dos eleitores e PRS e P. NJANGO são os mais rejeitados

Published

on

Oservadores eleicões

Numa ronda a que o Correio da Kianda efectuou nesta terça-feira, 23, nos principais bairros do município de Catumbela, centro entre as Benguela e Lobito, revelam que a maioria dos entrevistados aponta as duas principais forças política MPLA e UNITA, liderando, desta forma, a intenção de voto. Depois aparece a FNLA, CASA-CE, APN e PHA, e os menos indicados são os partidos PRS e P. NJANGO.

Numa passagem curta ao mercado principal ao céu aberto do município da Catumbela, a equipa do Correio da Kianda, manteve contacto com feirantes, residentes em diferentes bairros desta região da província de Benguela. Os mesmos apontam o MPLA, partido no poder há mais de 40 anos, como vencedor das eleições de 24 de Agosto. Já o partido UNITA, apesar de ser o potencial vencedor, na opinião dos entrevistados, não terá chance devido a CNE e as empresas contratadas para gerir o processo eleitoral.

Joao Lourenço, candidato do MPLA, que concorrer a sua própria sucessão, recebeu benefícios de duvidas dos populares. Os mesmos afirmam que “votarão no actual chefe de Estado João Lourenço, por ter dirigido o país num momento difícil, em que a pandemia da Covid-19, paralisou o mundo e pela sua coragem no combate a corrupção”.

O estudante Eduardo Chiengega afirma que vai dar um voto de benefícios de dúvidas ao líder do MPLA para os próximos cinco anos.

De seguida vem o líder da UNITA Adalberto Costa Júnior, como a preferência dos nossos entrevistados.

Dos cidadãos com idade eleitoral ouvidos pela nossa equipa, mutos descartam em grande projecção dos resultados eleitorais, os partidos políticos e coligação dos partidos políticos, CASA-CE. FNLA, PHA, APN, PRS e P.NJANGO, como meros concorrentes. De acordo com os nossos entrevistados alguns partidos como PRS, APN, PHA e P.NJANGO só vão para este pleito para dispersão de votos.