" />
Conecte-se agora

Politica

MPLA diz que aprovação do novo Código Penal é histórica

O MPLA aplaudiu a aprovação, pela Assembleia Nacional, em Luanda, do novo Código Penal, que o presidente do seu Grupo Parlamentar chamou de “genuinamente angolano”.

Redação

Publicados

on

- Parlamento - MPLA diz que aprovação do novo Código Penal é histórica

O novo instrumento jurídico (155 votos a favor, um contra e sete abstenções) satisfaz o MPLA, por contemplar novas realidades, novas tipologias criminais e molduras penais correspondentes, clarificando crimes, como o roubo de gado, principal riqueza das comunidades pastorícias rurais de Angola, a condução sobre efeito de álcool, que tem provocado um alto índice de mortes nas estradas do País e outros crimes públicos.

O Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, camarada Américo Cuononoca, ressaltou, na sua Declaração de Voto à Plenária da Assembleia Nacional, que o conteúdo do anterior diploma, herdado da era colonial e que já durava mais de 100 anos, não dava vida à dignidade da pessoa humana e nem contemplava os valores da africanidade.

“Hoje, temos um instrumento jurídico genuinamente angolano, que corresponde às exigências da sociedade e da globalização, nas esferas política, económica, social e tecnológica” – assegurou o parlamentar.

No seu Programa de Governo, para o período 2017/2022, o MPLA comprometeu-se a intervir no aperfeiçoamento da legislação sobre matérias económicas, criminais e civis e na actualização e adequação da respectiva componente processual, sendo que esse novo Código Penal é um exemplo acabado desse posicionamento político.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (191)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (10)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (44)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD