Connect with us

Politica

MPLA destaca iniciativas de João Lourenço para pacificação do continente

Published

on

O Bureau Político do MPLA enalteceu esta quarta-feira, em Luanda, o papel do Presidente da República, João Lourenço, nas iniciativas diplomáticas pela pacificação do continente, com ênfase na região do Leste da República Democrática do Congo (RDC), e na luta contra o terrorismo e as mudanças inconstitucionais de Governos em África.

Numa mensagem alusiva ao segundo aniversário da institucionalização do Dia da Paz e Reconciliação em África, que hoje se assinala, o Bureau Político do MPLA destaca o comprometimento do Presidente João Lourenço no desenvolvimento socioeconómico e político-cultural da região.

O comunicado refere que, para Angola, o 31 de Janeiro tem um significado especial, marcado pela designação do Presidente João Lourenço como Campeão para a Paz e Reconciliação em África, lê-se na nota.

Neste sentido, reafirma o seu apoio ao Executivo angolano para fortalecer a cooperação com os países africanos, visando consensos sobre as grandes questões do continente, com ênfase na paz efectiva.

Considera que a data representa um compromisso colectivo pela paz e coesão social a níveis nacional, regional e continental.

O Bureau Político do MPLA saúda esta ocasião, desejando tempos vindouros marcados por acções que promovam o desenvolvimento do “Continente Berço da Humanidade”, rompendo com obstáculos existentes, acrescenta o documento.

O Dia da Paz e Reconciliação em África foi instituídos na sequência da Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Maio de 2022, em Malabo, Guiné Equatorial.

“Golpes de Estado criam instabilidade nos países limítrofes e no continente africano em geral” – PR