Partidos Politicos
MPLA: Comité Central avalia relatório sobre processo disciplinar a Valdir Cônego
Um dos pontos altos da agenda da IX Sessão Ordinária do Comité Central, que decorre nesta sexta-feira, 31, em Luanda, é a apreciação para deliberação do relatório final da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do CC sobre o processo disciplinar referente a Valdir de Jesus Sacramento Cônego.
Militante do MPLA desde Março de 2001, Valdir Cônego ganhou destaque em Dezembro de 2024, ao manifestar publicamente a sua intenção de candidatar-se à presidência do partido e, consequentemente, à Presidência da República. Desde então, tem feito publicações frequentes contra o líder do partido, algumas desrespeitosas.
Conforme publicado anteriormente pelo Correio da Kianda, na ocasião, submeteu uma carta formal às estruturas do partido que sustenta o Governo, mas não obteve resposta oficial. Em declarações à imprensa, durante o VIII Congresso Extraordinário do MPLA, realizado em Dezembro de 2024, Cônego afirmou que a sua candidatura visava demonstrar a existência de democracia interna no partido.
Outro ponto sobre a mesa é o preenchimento de vagas no Comité Central, resultante das cessações de filiações no “partido dos camaradas”.
As vagas são dos militantes Alberto Correia Neto, João Luís Neto “Xyetu”, por morte, e Marcela João da Fonseca Bessa, irmã de Júlio Bessa, presidente do partido Cidadania.
Merecerá avaliação também dos participantes o “Processo de Inquérito Referente a Fábio André da Silva Quiriri, membro do Comité Central”, segundo o documento da reunião ao qual o Correio da Kianda teve acesso.
