Connect with us

Politica

MPLA aprova agenda política para 2018

No comunicado tornado público, MPLA, manifesta solidariedade e união com o Executivo liderado por João Lourenço

Published

on

O documento foi apreciado e aprovado durante a 1ª Reunião Ordinária do Bureau Político, que analisou assuntos relativos à vida interna daquele partido e do país, refere o comunicado do encontro.

A Agenda Política, a ser lançada 10 de Fevereiro próximo, na província de Malanje, sumariza as acções que, face às responsabilidades acrescidas da organização partidária, devem estar no topo das acções para o presente ano.

O documento tem o foco para o interesse do cidadão, em primeiro lugar, visando resolver os principais problemas que o país enfrenta.

No quadro das suas atribuições, o Bureau Político do MPLA anuiu à eleição de novos segundos-secretários dos comités provinciais do partido, em 12 das 18 províncias do país, assim como a nomeação de directores para os departamentos do Comité Central, surgidos no quadro da reestruturação da sua estrutura executiva.

O Bureau Político do MPLA apreciou, em primeira leitura e de modo crítico, o relatório sobre a prestação do partido nas Eleições Gerais de 2017, tendo referido que os resultados alcançados foram bastante positivos, confirmados pelo alcance de uma maioria qualificada dos deputados no Parlamento.

O encontro apreciou o Memorando sobre a Estratégia de Implementação das Autarquias Locais, tendo considerado o documento como uma base de trabalho para os objectivos preconizados, no âmbito da preparação do partido, no concernente à institucionalização do Poder Local autónomo.

Esse organismo nacional do MPLA, Bureau Político, congratulou-se pela forma inclusiva e participativa como está a ser discutida a proposta de Orçamento Geral do Estado, aprovada, na generalidade, pela Assembleia Nacional, a 18 do corrente mês, tendo augurado que esse exercício resulte num documento final exequível e que priorize as despesas com programas que visam minorar os principais problemas que afectam as populações, fundamentalmente as mais vulneráveis. 

O Bureau Político do MPLA manifestou preocupação face à subida dos preços, no mercado nacional, de bens e serviços, facto que pode diminuir, ainda mais, o poder de compra dos cidadãos.

Manifestaram-se solidários e unidos com o Executivo, resultante das eleições de 23 de Agosto passado, em que o partido foi vencedor.

Pelo 442.º aniversário da fundação da cidade de Luanda, assinalado quinta-feira, 25 de Janeiro, o Bureau Político do MPLA saudou os munícipes, bem como a governação de proximidade que o Governo da província vem empreendendo, tendo-o incentivado a prosseguir nos seus esforços de resolução dos problemas do povo, com destaque para o saneamento básico, a saúde e a educação.

A 1ª Reunião Ordinária do Bureau Político decorreu sob a direcção do Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos.

Destaca-se a presença na reunião do Presidente da República de Angola e vice-presidente do MPLA, João Lourenço e do secretário-geral do Partido, Paulo Kassoma, dentre outros membros que integram este organismo nacional.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *