Connect with us

Politica

MPLA aguarda por outras candidaturas para liderança do partido

Published

on

O partido MPLA, que governa Angola desde 1975, diz esperar que outros camaradas apresentem as suas candidaturas, seguindo o exemplo do Presidente João Lourenço, para a liderança do partido.

A informação consta do comunicado de imprensa, saído da 10ª Reunião Extraordinária, realizada nesta quinta-feira, em Luanda e que visou, entre outros objectivos, analisar a vida interna do partido dos camaradas bem como do processo orgânico do XIII congresso electivo.

No documento, a que o Correio da Kianda teve acesso, o Secretariado do Bureau político do MPLA considera a apresentação de Candidaturas para os órgãos singulares no âmbito do XIII Congresso Ordinário vem reforçar o sentido de democratização interna.

“O Secretariado do Bureau Político enalteceu a apresentação da candidatura do militante João Manuel Gonçalves Lourenço à presidente do MPLA, esperando que outros sigam o seu exemplo, reunindo todos os requisitos nos termos das normas metodológicas do conclave e do Regulamento Eleitoral do MPLA”, lê-se no documento.

As comemorações do 23 de Novembro, dia da fundação da JMPLA, braço juvenil daquela formação política, também foi analisada na reunião, presidida pela Vice presidente, Luísa Damião, tenho sido decidido que as comemorações da jornada 23 de Novembro decorrerão de 06 a 30 de Novembro de 2021, Com a realização de várias actividades, subordinadas ao lema ” JMPLA, com as memórias dos heróis da independência, Juventude presente no registo eleitoral”.

Lembrar que o engenheiro António Venâncio, militante do MPLA há mais de 40 anos, é o único até ao momento, que manifestou publicamente a sua intensão de concorrer contra João Lourenço, no XIII congresso de Dezembro.

A se concretizar, será a primeira vez na história do partido que a liderança será disputada por mais de um candidato.