Connect with us

Politica

Moxico: “Valor criança” beneficia mais de três mil pessoas em Lucusse

Published

on

Mais de três mil crianças, dos zero aos cinco anos, da comuna do Lucusse, município do Moxico, foram beneficiadas pelo Programa de Transferência Sociais Monetárias, no âmbito do projecto-piloto “Valor Criança”. Cada beneficiário recebeu 30 mil kwanzas, correspondente a primeira e segunda fase do pagamento, permitindo que famílias com três crianças recebesse 90 mil.

Nos municípios do Moxico e Camanongue, o projecto vai beneficiar 2.313 crianças, num universo de 1.237 famílias, com um valor global de 71 milhões e 163 mil kwanzas.  A nível da província do Moxico, o Programa de Transferência Social Monetária prevê beneficiar mais de cinco mil famílias em condições de extrema pobreza, com um valor correspondente a 166 milhões de kwanzas.

Em cada ciclo de pagamento que compreende três meses, a cada criança recebe cinco mil kwanzas mês, um apoio do Executivo e parceiros sociais que visa garantir às famílias necessitadas as mínimas condições de sobrevivência.

Aida Domingas Angelina, uma das famílias beneficiadas neste projecto, disse que o dinheiro chegou no bom momento, pois vai permitir resolver algumas necessidades. “Vou comprar  comida, roupas, materiais de biossegurança e implementar algum negócio para manter o sustento da família”.

Colunistas