Connect with us

País

Moxico: Sociedade civil prepara protesto de repúdio contra indicação de Ernesto Mwangala como governador

Published

on

Bloco de Resistência do Leste prepara uma onda de manifestações de repúdio contra indicação de Ernesto Mwangala como governador da província do Moxico. Os organizadores alertam que os protestos serão feitas durante a sua chegada nesta região.

Nelson Euclides Mukazo, um dos responsáveis pela organização dos protestos, disse hoje ao Correio da Kianda, que a manifestação será organizado o pelo povo.

“O povo é o principal descontente com actual situação política e social da província do Moxico, por isso, estão a mobilizar-se para protestarem. E terão o apoio do Bloco de Resistência Leste.

De acordo com activista, os protestos já têm datas marcadas: “Teremos uma marcada para o sábado, 24 de Setembro, e estamos também prontos para uma manifestação espontânea, logo no dia da sua chegada”, frisou.

O líder juvenil do Bloco de resistência do Leste justifica que o povo não quer Ernesto Mwangala no Moxico e que “dele a população não tem boas recordações enquanto governador da província do Lunda Norte”.

“Na verdade, não temos uma boa recordação do Ernesto Mwangala”, disse, acrescentando que “Mwangala governou 14 anos a Lunda Norte, mas até ao momento o povo não sabe qual foi a sua missão para além do massacre do Canfunfu”, frisou.

Nelson Mucazo sublinha, que apesar de ser um filho do leste, o governante não mostra o seu amor por pelo povo. “Se ele for atento, está a ser difícil aceitar que ele nos governe. Só para teres uma ideia, estamos a preparar uma manifestação para dizer ao João Lourenço que nós não somos qualquer povo e não queremos Ernesto Mwangala”, rematou.

Ernesto Mwangala que por cerca de 15 anos governou a província da Lunda Norte, foi nomeado na passada sexta-feira, 16, pelo Presidente da República como Governador do Moxico e nesta segunda-feira, 19 de Setembro tomou posse, no Palácio Presidencial, em Luanda, justamente com outros 17 governadores provinciais.

Colunistas