Connect with us

Sociedade

Moxico: população do Alto Zambeze busca serviços de saúde na Zâmbia

Published

on

A população do Alto Zambeze, município da província do Moxico, diz que está a recorrer à vizinha República da Zâmbia em busca de serviços hospitalares que a região não oferece.

De acordo com alguns populares, que falavam este fim-de-semana à emissora Católica de Angola, no quadro de uma visita pastoral que o bispo da Diocese local realiza, várias são as dificuldades que enfrentam no país vizinho, onde recorrem em busca de serviços de saúde.

Os cidadãos do Lóvua dizem-se esquecidos pelas autoridades angolanas, pelo facto de na região não haver serviços sociais básicos.

Afirmaram ainda que muitos cidadãos perdem a vida em consequência da falta de assistência médica, além de outros serviços sociais.

Outra preocupação apresentada pelos cidadãos é o estado degradado em que se encontram as várias vias de comunicação na região, sobretudo na localidade do Lóvua, onde dizem estar igualmente a faltar pontes para a travessia sobre os rios zambeze e Lisal.

O ancião Manuel Clemente disse que as infra-estruturas construídas pelas autoridades coloniais antes da independência nacional, entretanto, destruídas pela guerra civil são as únicas na região, tendo afirmado mesmo que até o administrador local dorme em um casebre de chapa.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *