Politica
Moxico: Marcada manifestação de rua para o dia 15 de Fevereiro
Um grupo de jovens residentes no Luena, capital da província do Moxico, convocou, na manhã desta terça-feira, 06, uma manifestação de rua para o dia 15 de Fevereiro do ano em curso, soube o Correio da Kianda de fonte próxima aos promotores.
Segundo um ofício dirigido ao Governador da Província, com conhecimento ao Comando Provincial da Polícia Nacional a que este jornal teve acesso, os protestos de rua, já com data marcada, visam essencialmente, repudiar a subida dos preços do bilhete da transportadora aérea nacional, TAAG, a inexistência de uma rede de transporte rodoviário estatal bem como o abate indiscriminado das árvores daquela circunscrição de Angola.
A nota informativa faz saber que a manifestação que se perspectiva cumprir com todos os preceitos legais terá lugar no dia 15 de Fevereiro deste ano, pelas 15h00, junto ao edifício do Governo Provincial, respeitando, desde já, reforçam, à distância exigida pela Lei de manifestações e reuniões, rematam.
A nota termina alertando às instâncias comunicadas que tal resulta do simples exercício constitucional e legal pelo que esperam que aquelas disposições normativas sejam observadas e garantidas por parte das mesmas, referindo à Polícia Nacional e o Governador.
A referida nota é subscrita por quatro individualidades, nomeadamente, Nelson Mukazo Euclides, Albino Inocêncio Lopes, Salomão Sapalo Lutchaji e Benedito Jeremias “Dito Dali”
Recorde-se que a zona leste de Angola debate-se neste momento com graves problemas de acesso por terra, já que a estrada que liga às Província da Lunda Norte, Moxico e Luanda encontra-se em estado de degradação avançado, o que torna as deslocações onerosas com recurso quase que exclusivo aos voos da TAAG.
Na Lunda Norte, e sobre os mesmos motivos, estava marcada uma outra manifestação para o Sábado passado mas tal não aconteceu por obstrução do Governador Provincial, segundo organizadores.