Connect with us

Sociedade

Moxico: mais de oitenta mil crianças vão ficar fora do sistema de ensino

Published

on

Mais de 80 mil crianças vão ficar, este ano, fora do sistema de ensino na província do Moxico, por insuficiência de salas de aula, pelo que as autoridades sublinham a necessidade de construção de mais escolas e o melhoramento das que já existem.

A informação foi avançada este domingo, 01, pelo director do Gabinete provincial Valeriano Cassauié, tendo adiantado que a insuficiência de salas de aula contribuiu para este número tão elevado de crianças fora do sistema normal de ensino.

Sendo que para melhorar o sistema de ensino e inclusão de mais crianças, a província precisa de 1.363 novas salas de aulas.

De acordo com o vice-governador, apesar de ter havido nos últimos anos algumas inaugurações de escolas a nível dos municípios, a província não registou grandes melhorias em termo de aumento de infra-estruturas escolares.

Referir que neste Ano Lectivo, a província do Moxico vai contar com 238 escolas, sendo 213 públicas, 12 público privado e comparticipada e 13 privadas, perfazendo um total de 3.085 salas de aulas, suportados por 7.374 professores.

O ano lectivo 2024/2025 que arrancou oficialmente esta segunda-feira 02, em todo país, esta a ser marcado por absentismo em algumas instituições do ensino Primário e Secundário públicas, comparticipadas e privadas de Luanda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *